ENSINO MÉDICO BASEADO EM SIMULAÇÃO: A eficácia da aprendizagem da auscultação pulmonar por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto

Autores

  • Margarida Pedro Estudante finalista do curso de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Sílvia Lutucuta Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola.
  • Agostinho Napato Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Mário Santos Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola.
  • José Lopes Martins Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Emanuel Catumbela Departamento de Investigação Clínica Pós-Graduação da FMUAN., Luanda, Angola.
  • Maria Fernanda Dias Monteiro Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola

DOI:

https://doi.org/10.70360/rccse..v.136

Palavras-chave:

Simulação médica, ensino tradicional, pacientes reais

Resumo

INTRODUÇÃO: A Simulação Médica é o método de ensino em que o contacto entre estudantes e pacientes reais é substituído por modelos de simuladores artificiais ou pacientes actores. Este estudo tem como objectivo analisar o grau de aprendizagem em auscultação pulmonar utilizando a simulação médica, em estudantes do 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em 2016.
MÉTODOS: Realizou-se um ensaio clínico controlado de intervenção educacional com 102 estudantes, divididos em dois grupos: 46 Grupo - A (Controlo) e 56 Grupo - B (Casos). Ambos os grupos foram submetidos a um pré-teste em simuladores no primeiro momento, seguido de formação, o grupo A pelo método tradicional e o grupo B submetido ao treino com os simuladores de auscultação pulmonar. No segundo momento foram avaliados em pacientes reais. O resultado esperado foi a proporção de estudantes que identifica correctamente os sons pulmonares.
RESULTADOS: Ambos os grupos eram similares nas características básicas gerais. Quanto a identificação dos sons pulmonares entre os dois grupos, apenas na identificação de fervores subcrepitantes houve diferenças estatisticamente significante (p<0.001). Após as sessões de formação, os dois grupos foram submetidos a nova avaliação em pacientes reais. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas na identificação correcta do murmúrio vesicular, fervores crepitantes, sopro cavernoso e atrito pleural (p<0.001) melhor para o grupo B. Na avaliação global do desempenho dos estudantes verificamos uma muito melhor resposta dos estudantes submetidos a formação com simuladores quando comparada com a dos estudantes formados no modelo tradicional (p<0.001).

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Publicado

15-04-2017

Como Citar

Pedro, M., Lutucuta, S., Napato, A., Santos, M., Martins, J. L., Catumbela, E., & Monteiro, M. F. D. (2017). ENSINO MÉDICO BASEADO EM SIMULAÇÃO: A eficácia da aprendizagem da auscultação pulmonar por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Revista Científica Da Clínica Sagrada Esperança, (NÚMERO 6. ANO 9. OUTUBRO 2017), 26–34. https://doi.org/10.70360/rccse.v.136

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