Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relacção a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Instruções aos Autores
Missão
Publicar artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento de todas as áreas clínicas e de enfermagem, assim como para a sua aplicação e fundamentação das acções dos profissionais de saúde.


Objectivo e política editorial
Ser uma revista multidisciplinar, de periodicidade semestral, que aceita preferencialmente trabalhos originais sobre todas as áreas clínicas (medicina interna, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, cirurgia, pediatria, saúde pública) e de enfermagem. Além dos trabalhos originais, podem ser aceites comunicações feitas em congressos, relatórios preliminares de pesquisa, relatórios de eventos, artigos de revisão, correspondência e outros trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais.


Condições para publicação
Os artigos apresentados podem ser escritos em Português, Espanhol ou em Inglês. A submissão de um trabalho à Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança requer que este não tenha sido publicado anteriormente e que não esteja em consideração para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das referências é
da responsabilidade exclusiva dos autores. Após aprovado para publicação, os direitos do artigo, incluindo os direitos de reprodução em todas os media e formatos, deverão ser concedidos exclusivamente à Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança. O(s) autor(es) deverá(ão) assinar e encaminhar a declaração de responsabilidade pela autoria e transferência de direitos autorais, conforme modelo em anexo.
O Conselho Editorial da revista analisa criticamente cada trabalho, com o objectivo de manter o padrão de qualidade da publicação.
A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões ao(s) autor(es) para alterações necessárias. Os nomes dos revisores permanecerão em sigilo, omitindo-se
também o(s) nome(s) do(s) autor(es) aos revisores. Em caso de recusa de publicação, os autores dos trabalhos serão notificados da decisão mas aqueles não serão devolvidos.
Quando a investigação envolver sujeitos humanos, os autores deverão apresentar uma declaração de que foi obtido o consentimento dos sujeitos por escrito (consentimento informado), anexando cópia da aprovação do Comité de Ética que analisou a pesquisa.

1. Artigos Originais
O trabalho completo deverá estar digitado no programa Microsoft Word 2005 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaço duplo, o corpo do texto, excluindo o resumo, não deve ultrapassar as 3500 palavras. As páginas deverão ser numeradas sucessivamente.

Os artigos originais recebidos serão submetidos ao processo de revisão por pares, duplo cego. Os comentários, sugestões e recomendações dos revisores serão remetidos à consideração aos autores para a devida adequação.
Os artigos aceites serão submetidos a um processamento editorial que pode incluir, se necessário, a condensação do texto e a supressão ou adição de quadros, ilustrações e anexos. A versão editada será remetida ao autor para sua aprovação antes da publicação.


O trabalho deve ter as seguintes páginas:

Página de rosto
Contém o título do trabalho na língua original e, logo abaixo, traduzido para o inglês (se a língua original for o Inglês, o título deverá ter tradução em Português). Este deve limitar-se a 10 palavras, se possível, não deve exceder 15 e deve descrever o conteúdo de forma específica, clara, breve e concisa, sem palavras ambíguas nem
abreviaturas. Imediatamente abaixo do título, deverão figurar o nome e o sobrenome de cada autor, bem como o nome da instituição em que trabalha e da(s) instituição(ões) que financiou(aram) o estudo. É igualmente necessário apresentar o endereço completo do autor principal ou daquele que se encarregará de responder a toda a correspondência relativa ao artigo. Deverá indicar-se ainda o número de palavras, de figuras e de tabelas que o artigo contém.

- Resumo e palavras-chave
Cada trabalho deverá ser acompanhado de um resumo de até 200 palavras e que indique claramente: a) os propósitos do estudo; b) lugar e datas da sua realização; c)procedimentos básicos (selecção de amostras e métodos de observação e análise); d) resultados principais (dados específicos e, se for o caso, a sua interpretação
estatística); e) as principais conclusões. Os aspectos novos e relevantes devem ser enfatizados.

O resumo deve obedecer à estrutura: a) introdução e objectivos; b) Métodos; c) Resultados e d) Conclusões.
O texto deve ser redigido em estilo impessoal e não incluir abreviaturas, remissões ao texto principal ou referências. Também não deve ser incluída qualquer informação ou conclusão que não apareça no texto.
Depois do resumo, devem ser indicadas 3 a 10 palavras-chave para fins de indexação em bases de dados como o Index Medicus, cuja lista do Medical Subject Headings- MeSH deve servir de guia. Os trabalhos em português devem empregar palavras-chave da lista de “Descritores em Ciências da Saúde- Decs”, disponível na URL
http://decs.bvs.br/
O resumo e as palavras-chave devem estar na língua original e traduzidos para o inglês (se a língua original for o Inglês, deverão ter tradução em Português)

- Corpo do artigo
Os trabalhos que apresentem pesquisas ou estudos dividem-se nas secções seguintes, correspondentes ao chamado "formato IMRD": introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Não é aceite a união de capítulos, como "resultados e discussão". Os trabalhos de actualização e revisão bibliográfica costumam requerer outros títulos e subtítulos, de acordo com o conteúdo.


a) Introdução

Especificar as razões para a realização do estudo, descrevendo o estado actual do conhecimento sobre o tema. Não incluir aqui qualquer resultado ou conclusão do estudo. Utilizar o último parágrafo para especificar a pergunta de pesquisa ou o objectivo do estudo, e a principal hipótese testada, se houver.
b) Métodos
-Tipo de estudo: descrever o desenho do estudo, especificando se se trata de um estudo observacional ou de intervenção, direcção temporal (retrospectivo, prospectivo ou transversal), se adequado, o uso de randomização, estudo-cego, padrões de testes diagnósticos.

Por exemplo: Ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado; estudo de acurácia. Estes estudos deverão seguir as normas CONSORT.
- Local: indicar onde o estudo foi realizado, incluindo o nível de atenção à saúde (por exemplo: primário ou terciário; instituição privada ou pública).

-Amostra (participantes ou doentes): descrever os procedimentos de selecção, critérios de inclusão e o número de doentes no início e no final do estudo.
-Procedimentos (intervenção, teste-diagnóstico ou exposição, se necessário): descrever as principais características das intervenções realizadas, incluindo método e duração da administração.
-Variáveis estudadas: descrever o método de mensuração do resultado principal, como planeado antes da recolha de dados.
-Análise estatística: descrever o método de cálculo do tamanho da amostra, a análise estatística planeada, os testes usados e os seus níveis de significância e análises.
c) Resultados: descrever os principais resultados em sequência lógica. Se possível, estes devem ser acompanhados da descrição do nível adoptado de significância estatística. Não repetir no texto todas as informações das tabelas ou figuras. Não utilizar os mesmos dados nos gráficos e nas tabelas.
d) Discussão: enfatizar os novos e importantes resultados encontrados pelo estudo e que farão parte da conclusão. Não repetir em pormenor dados apresentados na introdução ou nos resultados. Mencionar as limitações dos achados e as implicações para pesquisas futuras. Relatar observações de outros estudos relevantes.
No último parágrafo da Discussão, especificar as conclusões que os dados do estudo permitem sustentar, junto do seu significado clínico (evitando generalizações excessivas), ou se estudos adicionais são necessários antes que a informação possa ser utilizada na prática.

Elementos pós-textuais
1) Agradecimentos: Expressar os agradecimentos apenas às pessoas e instituições que deram contribuições substantivas ao trabalho. Os autores são responsáveis pelos nomes citados nesta secção.
2) Referências: Limitar as referências idealmente até 30. Preferir as que correspondam a trabalhos originais publicados em revistas incluídas no IndexMedicus. As referências devem ser geridas e apresentadas por um sistema de gestão de referências digitais como Zotero, EndNote, Mendeleve, etc.
Numerar as referências pela ordem de aparecimento no texto (Norma de Vancouver). Identificá-las mediante números arábicos, colocados entre parênteses curvos no final da frase ou parágrafo em que são citadas. Citar todos os autores se o seu número for inferior a seis. Acima deste número, mencionar os três primeiros e "et al.".

Seguem exemplos:

Referências

 (1) Catumbela E, Certal V, Freitas A, Costa C, Sarmento A, da Costa Pereira A. Definition of a core set of quality indicators for the assessment of HIV/AIDS clinical care: a systematic review. BMC Health Serv Res. 28 de junho de 2013;13(1):236.

(2) Garcia LP, Boing AF. Desafios para a sustentabilidade dos periódicos científicos brasileiros e do Programa              SciELO. Ciênc Saúde Coletiva. 15 de novembro de 2021;26:5183–6.

(3) Gungula E. Angola and its participation in the Global Summit on Diamond Open Access: Opportunities and      challenges for Higher Education Institutions. SAPIENTIAE Rev Ciênc Sociais Humanas E Enghenerias.                 2023;9(1):3–4.

(4) Guanaes PCV, Guimarães MCS. Modelos de gestão de revistas científicas: uma discussão necessária. Perspect        Em Ciênc Informação. março de 2012;17:56–73.

Tabelas

Devem complementar mas não duplicar o texto. Apresentar cada tabela em folhas à parte, separando as suas células com duplo espaço (1,5 líneas). Numerar as tabelas em ordem consecutiva e atribuir um título que explique o seu conteúdo. Sobre cada coluna colocar um cabeçalho curto ou abreviado. Separar os cabeçalhos das
colunas e os títulos gerais somente com líneas horizontais. Não usar linhas verticais internas. São aceites até um total de 4 tabelas.

Figuras

Denominar por «figura» qualquer ilustração que não seja tabela (Ex.: gráficos, radiografias, electrocardiogramas, ecografias, etc.). As figuras devem ser submetidas em formato JPEG ou GIF, com uma resolução não inferior a 300 dpi. Os gráficos devem ser desenhados usando o programa Microsoft Excel 2010 ou superior. As letras, números, setas ou símbolos devem estar clara e nitidamente visíveis. Citar cada figura no texto, em ordem consecutiva. Se uma figura reproduzir material já publicado, indicar a sua fonte de origem e a permissão escrita do autor e do editor original para a reproduzir no trabalho. As fotografias de doentes devem cobrir parte(s) do seu rosto para proteger o seu anonimato e devem estar acompanhadas da declaração de consentimento da pessoa fotografada. São aceites até 3 figuras.

2. Correspondência
Toda a correspondência deve ser enviada sob esta rubrica e referir-se a artigos publicados na Revista. Serão somente consideradas as correspondências recebidas no prazo máximo de 4 meses após a publicação do artigo em questão. Não podem exceder as 800 palavras, podem incluir 2 figuras, as tabelas estão excluídas. O título,
os autores (no máximo quatro), proveniência, endereço e as figuras devem ser especificadas de acordo com as normas anteriormente referidas.


3. Casos clínicos
Devem ser enviados para esta rubrica. O título não deve exceder 10 palavras, os autores (no máximo oito), proveniência, endereço e as figuras devem ser especificadas de acordo com as normas anteriormente referidas. O texto explicativo não deve exceder 3.000 palavras. Todos os símbolos que possam constar nas figuras
serão adequadamente explicitados no texto. Deve conter um máximo de 4 figuras.


4. Comunicações orais ou posters
As comunicações feitas em eventos devem ser enviadas em forma de texto, seguindo as normas estabelecidas para os artigos originais. O corpo do texto não deve exceder 200 palavras.


5. Relatórios preliminares de pesquisa
Os relatórios preliminares de pesquisa obedecem às normas dos artigos originais. O corpo principal do texto não deve exceder as 200 palavras.

6. Imagens em Medicina
O título não deve exceder 8 palavras. O texto explicativo não deve exceder as 200 palavras e deve conter informação de maior relevância, sem referências bibliográficas. Não ultrapassar o máximo de quatro figuras.


Estas instruções baseiam-se no documento "Requisitos uniformes para trabalhos submetidos a revistas biomédicas" elaborado pelo International Committeof Medical Journal Editors (Estilo "Vancouver"), actualizado em Janeiro de 2024. Sugere-se consulta ao referido documento no endereço abaixo descrito para complemento das informações aqui contidas.  http://www.icmje.org/icmje.pdf

Artigos de Revisão

Artigos que tratam da síntese de informação médica disponível na literatura

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