Instruções para Autores
Instruções aos Autores
Missão
Publicar artigos científicos que contribuam para a expansão do conhecimento de todas as áreas clínicas e de enfermagem, assim como para a sua aplicação e fundamentação das acções dos profissionais de saúde.
Objectivo e política editorial
Ser uma revista multidisciplinar, de periodicidade semestral, que aceita preferencialmente trabalhos originais sobre todas as áreas clínicas (medicina interna, ginecologia e obstetrícia, saúde mental, cirurgia, pediatria, saúde pública) e de enfermagem. Além dos trabalhos originais, podem ser aceites comunicações feitas em congressos, relatórios preliminares de pesquisa, relatórios de eventos, artigos de revisão, correspondência e outros trabalhos de pesquisadores nacionais e internacionais.
Condições para publicação
Os artigos apresentados podem ser escritos em Português, Espanhol ou em Inglês. A submissão de um trabalho à Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança requer que este não tenha sido publicado anteriormente e que não esteja em consideração para publicação por outra revista. A veracidade das informações e das referências é
da responsabilidade exclusiva dos autores. Após aprovado para publicação, os direitos do artigo, incluindo os direitos de reprodução em todas os media e formatos, deverão ser concedidos exclusivamente à Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança. O(s) autor(es) deverá(ão) assinar e encaminhar a declaração de responsabilidade pela autoria e transferência de direitos autorais, conforme modelo em anexo.
O Conselho Editorial da revista analisa criticamente cada trabalho, com o objectivo de manter o padrão de qualidade da publicação.
A publicação dos trabalhos dependerá da observância das normas da Revista e da apreciação do Conselho Editorial, que dispõe de plena autoridade para decidir sobre sua aceitação, podendo, inclusive, apresentar sugestões ao(s) autor(es) para alterações necessárias. Os nomes dos revisores permanecerão em sigilo, omitindo-se
também o(s) nome(s) do(s) autor(es) aos revisores. Em caso de recusa de publicação, os autores dos trabalhos serão notificados da decisão mas aqueles não serão devolvidos.
Quando a investigação envolver sujeitos humanos, os autores deverão apresentar uma declaração de que foi obtido o consentimento dos sujeitos por escrito (consentimento informado), anexando cópia da aprovação do Comité de Ética que analisou a pesquisa.
1. Artigos Originais
O trabalho completo deverá estar digitado no programa Microsoft Word 2005 ou superior, em fonte Times New Roman, tamanho 11, com espaço duplo, o corpo do texto, excluindo o resumo, não deve ultrapassar as 3500 palavras. As páginas deverão ser numeradas sucessivamente.
Os artigos originais recebidos serão submetidos ao processo de revisão por pares, duplo cego. Os comentários, sugestões e recomendações dos revisores serão remetidos à consideração aos autores para a devida adequação.
Os artigos aceites serão submetidos a um processamento editorial que pode incluir, se necessário, a condensação do texto e a supressão ou adição de quadros, ilustrações e anexos. A versão editada será remetida ao autor para sua aprovação antes da publicação.
O trabalho deve ter as seguintes páginas:
Página de rosto
Contém o título do trabalho na língua original e, logo abaixo, traduzido para o inglês (se a língua original for o Inglês, o título deverá ter tradução em Português). Este deve limitar-se a 10 palavras, se possível, não deve exceder 15 e deve descrever o conteúdo de forma específica, clara, breve e concisa, sem palavras ambíguas nem
abreviaturas. Imediatamente abaixo do título, deverão figurar o nome e o sobrenome de cada autor, bem como o nome da instituição em que trabalha e da(s) instituição(ões) que financiou(aram) o estudo. É igualmente necessário apresentar o endereço completo do autor principal ou daquele que se encarregará de responder a toda a correspondência relativa ao artigo. Deverá indicar-se ainda o número de palavras, de figuras e de tabelas que o artigo contém.
- Resumo e palavras-chave
Cada trabalho deverá ser acompanhado de um resumo de até 200 palavras e que indique claramente: a) os propósitos do estudo; b) lugar e datas da sua realização; c)procedimentos básicos (selecção de amostras e métodos de observação e análise); d) resultados principais (dados específicos e, se for o caso, a sua interpretação
estatística); e) as principais conclusões. Os aspectos novos e relevantes devem ser enfatizados.
O resumo deve obedecer à estrutura: a) introdução e objectivos; b) Métodos; c) Resultados e d) Conclusões.
O texto deve ser redigido em estilo impessoal e não incluir abreviaturas, remissões ao texto principal ou referências. Também não deve ser incluída qualquer informação ou conclusão que não apareça no texto.
Depois do resumo, devem ser indicadas 3 a 10 palavras-chave para fins de indexação em bases de dados como o Index Medicus, cuja lista do Medical Subject Headings- MeSH deve servir de guia. Os trabalhos em português devem empregar palavras-chave da lista de “Descritores em Ciências da Saúde- Decs”, disponível na URL
http://decs.bvs.br/
O resumo e as palavras-chave devem estar na língua original e traduzidos para o inglês (se a língua original for o Inglês, deverão ter tradução em Português)
- Corpo do artigo
Os trabalhos que apresentem pesquisas ou estudos dividem-se nas secções seguintes, correspondentes ao chamado "formato IMRD": introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Não é aceite a união de capítulos, como "resultados e discussão". Os trabalhos de actualização e revisão bibliográfica costumam requerer outros títulos e subtítulos, de acordo com o conteúdo.
a) Introdução
Especificar as razões para a realização do estudo, descrevendo o estado actual do conhecimento sobre o tema. Não incluir aqui qualquer resultado ou conclusão do estudo. Utilizar o último parágrafo para especificar a pergunta de pesquisa ou o objectivo do estudo, e a principal hipótese testada, se houver.
b) Métodos
-Tipo de estudo: descrever o desenho do estudo, especificando se se trata de um estudo observacional ou de intervenção, direcção temporal (retrospectivo, prospectivo ou transversal), se adequado, o uso de randomização, estudo-cego, padrões de testes diagnósticos.
Por exemplo: Ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado; estudo de acurácia. Estes estudos deverão seguir as normas CONSORT.
- Local: indicar onde o estudo foi realizado, incluindo o nível de atenção à saúde (por exemplo: primário ou terciário; instituição privada ou pública).
-Amostra (participantes ou doentes): descrever os procedimentos de selecção, critérios de inclusão e o número de doentes no início e no final do estudo.
-Procedimentos (intervenção, teste-diagnóstico ou exposição, se necessário): descrever as principais características das intervenções realizadas, incluindo método e duração da administração.
-Variáveis estudadas: descrever o método de mensuração do resultado principal, como planeado antes da recolha de dados.
-Análise estatística: descrever o método de cálculo do tamanho da amostra, a análise estatística planeada, os testes usados e os seus níveis de significância e análises.
c) Resultados: descrever os principais resultados em sequência lógica. Se possível, estes devem ser acompanhados da descrição do nível adoptado de significância estatística. Não repetir no texto todas as informações das tabelas ou figuras. Não utilizar os mesmos dados nos gráficos e nas tabelas.
d) Discussão: enfatizar os novos e importantes resultados encontrados pelo estudo e que farão parte da conclusão. Não repetir em pormenor dados apresentados na introdução ou nos resultados. Mencionar as limitações dos achados e as implicações para pesquisas futuras. Relatar observações de outros estudos relevantes.
No último parágrafo da Discussão, especificar as conclusões que os dados do estudo permitem sustentar, junto do seu significado clínico (evitando generalizações excessivas), ou se estudos adicionais são necessários antes que a informação possa ser utilizada na prática.
Elementos pós-textuais
1) Agradecimentos: Expressar os agradecimentos apenas às pessoas e instituições que deram contribuições substantivas ao trabalho. Os autores são responsáveis pelos nomes citados nesta secção.
2) Referências: Limitar as referências idealmente até 30. Preferir as que correspondam a trabalhos originais publicados em revistas incluídas no IndexMedicus. As referências devem ser geridas e apresentadas por um sistema de gestão de referências digitais como Zotero, EndNote, Mendeleve, etc.
Numerar as referências pela ordem de aparecimento no texto (Norma de Vancouver). Identificá-las mediante números arábicos, colocados entre parênteses curvos no final da frase ou parágrafo em que são citadas. Citar todos os autores se o seu número for inferior a seis. Acima deste número, mencionar os três primeiros e "et al.".
Seguem exemplos:
Referências
(1) Catumbela E, Certal V, Freitas A, Costa C, Sarmento A, da Costa Pereira A. Definition of a core set of quality indicators for the assessment of HIV/AIDS clinical care: a systematic review. BMC Health Serv Res. 28 de junho de 2013;13(1):236.
(2) Garcia LP, Boing AF. Desafios para a sustentabilidade dos periódicos científicos brasileiros e do Programa SciELO. Ciênc Saúde Coletiva. 15 de novembro de 2021;26:5183–6.
(3) Gungula E. Angola and its participation in the Global Summit on Diamond Open Access: Opportunities and challenges for Higher Education Institutions. SAPIENTIAE Rev Ciênc Sociais Humanas E Enghenerias. 2023;9(1):3–4.
(4) Guanaes PCV, Guimarães MCS. Modelos de gestão de revistas científicas: uma discussão necessária. Perspect Em Ciênc Informação. março de 2012;17:56–73.
Tabelas
Devem complementar mas não duplicar o texto. Apresentar cada tabela em folhas à parte, separando as suas células com duplo espaço (1,5 líneas). Numerar as tabelas em ordem consecutiva e atribuir um título que explique o seu conteúdo. Sobre cada coluna colocar um cabeçalho curto ou abreviado. Separar os cabeçalhos das
colunas e os títulos gerais somente com líneas horizontais. Não usar linhas verticais internas. São aceites até um total de 4 tabelas.
Figuras
Denominar por «figura» qualquer ilustração que não seja tabela (Ex.: gráficos, radiografias, electrocardiogramas, ecografias, etc.). As figuras devem ser submetidas em formato JPEG ou GIF, com uma resolução não inferior a 300 dpi. Os gráficos devem ser desenhados usando o programa Microsoft Excel 2010 ou superior. As letras, números, setas ou símbolos devem estar clara e nitidamente visíveis. Citar cada figura no texto, em ordem consecutiva. Se uma figura reproduzir material já publicado, indicar a sua fonte de origem e a permissão escrita do autor e do editor original para a reproduzir no trabalho. As fotografias de doentes devem cobrir parte(s) do seu rosto para proteger o seu anonimato e devem estar acompanhadas da declaração de consentimento da pessoa fotografada. São aceites até 3 figuras.
2. Correspondência
Toda a correspondência deve ser enviada sob esta rubrica e referir-se a artigos publicados na Revista. Serão somente consideradas as correspondências recebidas no prazo máximo de 4 meses após a publicação do artigo em questão. Não podem exceder as 800 palavras, podem incluir 2 figuras, as tabelas estão excluídas. O título,
os autores (no máximo quatro), proveniência, endereço e as figuras devem ser especificadas de acordo com as normas anteriormente referidas.
3. Casos clínicos
Devem ser enviados para esta rubrica. O título não deve exceder 10 palavras, os autores (no máximo oito), proveniência, endereço e as figuras devem ser especificadas de acordo com as normas anteriormente referidas. O texto explicativo não deve exceder 3.000 palavras. Todos os símbolos que possam constar nas figuras
serão adequadamente explicitados no texto. Deve conter um máximo de 4 figuras.
4. Comunicações orais ou posters
As comunicações feitas em eventos devem ser enviadas em forma de texto, seguindo as normas estabelecidas para os artigos originais. O corpo do texto não deve exceder 200 palavras.
5. Relatórios preliminares de pesquisa
Os relatórios preliminares de pesquisa obedecem às normas dos artigos originais. O corpo principal do texto não deve exceder as 200 palavras.
6. Imagens em Medicina
O título não deve exceder 8 palavras. O texto explicativo não deve exceder as 200 palavras e deve conter informação de maior relevância, sem referências bibliográficas. Não ultrapassar o máximo de quatro figuras.
Estas instruções baseiam-se no documento "Requisitos uniformes para trabalhos submetidos a revistas biomédicas" elaborado pelo International Committeof Medical Journal Editors (Estilo "Vancouver"), actualizado em Janeiro de 2024. Sugere-se consulta ao referido documento no endereço abaixo descrito para complemento das informações aqui contidas. http://www.icmje.org/icmje.pdf
Declaração de Direitos de Autor
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE PELA AUTORIA E TRANSFERÊNCIA DOS DIREITOS AUTORAIS
O presente documento deverá ser preenchido por todos os autores do trabalho. Se o espaço para os nomes de todos os autores for insuficiente, pode-se adicionar fotocópias desta página.
TÍTULO DO TRABALHO
1- Declaração de Responsabilidade: Certifico que contribuí directamente para o conteúdo intelectual deste trabalho, na recolha e análise dos seus dados, pelo que estou em condições de me assumir publicamente responsável pelo mesmo e aceito que o meu nome figure na lista de autores.
Na coluna “Códigos de Participação” anoto pessoalmente todos os números de código que designam/identificam a minha participação neste trabalho, seleccionados da Tabela seguinte:
Tabela: Códigos de Participação
1. Concepção e delineamento do trabalho
2. Recolha/ obtenção dos dados
3. Análise e interpretação dos dados
4. Redacção do trabalho
5. Revisão crítica do trabalho
6. Aprovação da sua versão final
7. Aporte de doentes ou material de estudo
8. Obtenção de financiamento
9. Assessoria estatística
10. Assessoria técnica ou administrativa
11. Outras contribuições (definir)
2- Conflito de interesses: Não existe qualquer possível conflito de interesses neste trabalho. Se existir, será declarado neste documento e/ou explicado na página de rosto do trabalho, ao identificar as fontes de financiamento.
3- Transferência dos Direitos Autorais: Declaro que, em caso de aceitação do trabalho, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou electrónica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança.
NOME E ASSINATURA DE CADA AUTOR CÓDIGOS DE PARTICIPAÇÃO
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REVISTA CIENTÍFICA DA CLÍNICA SAGRADA ESPERANÇA GUIA DE EXIGÊNCIAS PARA OS TRABALHOS (check-list)
1. Cada trabalho deve ser revisto pelo autor responsável, que marcará a sua aprovação em cada quadrado correspondente.
2. Este trabalho é inédito e não será enviado a outras revistas enquanto se aguarda a decisão dos editores da Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança.
3. O texto está escrito em folhas de formato A4, de um só lado, com duplo espaço, em páginas numeradas e não excede 15 folhas.
3. O trabalho inclui um resumo de até 200 palavras, na língua original e traduzido em inglês (se a língua original for o Inglês tem tradução em Português).
4. As referências (citações bibliográficas) são apresentadas no formato internacional exigido pela Revista.
5. Não são incluídos como referências quaisquer citações ou resumos não publicados em revistas científicas, ou em livros.
6. Se este estudo envolveu seres humanos ou animais de experimentação, será explícito, na secção “Material e Métodos”, que se cumpriram as normas éticas exigidas internacionalmente.
Para os estudos em humanos, deverá identificar-se a instituição ou o comité de ética que aprovou o seu protocolo.
7. O trabalho foi organizado de acordo com as “Instruções aos Autores”, publicadas em cada número da revista, e o original é entregue acompanhado de duas cópias de boa qualidade e de uma versão electrónica em CD ou disquete de 3,5".
8. Quando se reproduzam Tabelas ou Figuras retiradas de outras publicações, apresentar-se-á autorização escrita dos seus autores ou dos proprietários dos direitos de publicação.
9. As fotografias de doentes e as figuras (radiografias, etc.) respeitam o anonimato das pessoas nelas envolvidas.
10. São indicados os contactos telefónicos, de fax e o e-mail do autor que manterá contacto com a Revista.