Ensino Baseado em Simulação Médica: Avaliação da Eficácia do treino na auscultação cardíaca em estudantes de Medicina

Autores

  • Rosalina Lufefena Nunes Estudante finalista do curso de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola
  • Agostinho Napato Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • Ricardo Bunda Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • Mário Santos Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • José Lopes Martins Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • Emanuel Catumbela Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • Sílvia Lutucuta Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto
  • Maria Fernanda Dias Departamento de Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Agostinho Neto

Palavras-chave:

Simulação médica, habilidade na auscultação cardíaca, auscultação cardíaca

Resumo

Introdução: A simulação médica é uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem em medicina, pois oferece a possibilidade de repetir o exercício até o futuro médico ganhar habilidade e competência antes do contacto com pacientes reais. Este estudo teve como objectivoavaliar a eficácia da aprendizagem em auscultação cardíaca por simulação, comparada com o ensino tradicional em estudantes de Medicina.
Métodos: Realizou-se um estudo do tipo ensaio aleatório controlado, do tipo de intervenção educacional, com 117 estudantes do 3o ano da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN), no ano Lectivo 2017, divididos em grupo A 59(controlo) e grupo B 58(caso). O grupo A teve aulas tradicionais (na enfermaria) e o grupo B aulas em simuladores (laboratório) sobre auscultação cardíaca. Todos os grupos tiveram 6 horas de treinamento divididas em 2 horas/dia por 3 dias consecutivos. Para o treino e teste foram utilizados manequins de auscultação cardíaca tipo NASCO auscultation trainer and smartscope. Após as aulas os dois grupos foram submetidos a um teste em doentes reais. Para comparar a eficácia de aprendizagem foi usado o teste qui-quadrado e o McNamar, com um nível de significância de 0,05.
Resultados: Após o treino, os estudantes foram testados em pacientes reais quanto à habilidade de diferenciar os sons na auscultação cardíaca, sendo que 19 (34%) do grupo A e 53 (91%) do grupo B obtiveram resultado bom ou muito bom (p=0.001).
Conclusão: O grupo B apresentou melhor habilidade na auscultação cardíaca e capacidade para diferenciar os sons normais e patológicos quando comparado com o grupo A. De onde se conclui que o ensino por simulação deverá ser incorporado no processo de ensino formal na FMUAN. 

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Publicado

15-10-2019

Como Citar

Nunes, R. L., Napato, A., Bunda, R., Santos, M., Martins, J. L., Catumbela, E., … Dias, M. F. (2019). Ensino Baseado em Simulação Médica: Avaliação da Eficácia do treino na auscultação cardíaca em estudantes de Medicina. Revista Científica Da Clínica Sagrada Esperança, (NÚMERO 9. ANO 11. OUTUBRO 2019), 24–32. Obtido de https://revistacientificacse.ao/index.php/revista/article/view/69

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