ENSINO MÉDICO BASEADO EM SIMULAÇÃO: A eficácia da aprendizagem da auscultação pulmonar por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto

Autores

  • Margarida Pedro Estudante finalista do curso de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Sílvia Lutucuta Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola.
  • Agostinho Napato Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Mário Santos Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola.
  • José Lopes Martins Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola
  • Emanuel Catumbela Departamento de Investigação Clínica Pós-Graduação da FMUAN., Luanda, Angola.
  • Maria Fernanda Dias Monteiro Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da FMUAN., Luanda, Angola

Palavras-chave:

Simulação médica, ensino tradicional, pacientes reais

Resumo

INTRODUÇÃO: A Simulação Médica é o método de ensino em que o contacto entre estudantes e pacientes reais é substituído por modelos de simuladores artificiais ou pacientes actores. Este estudo tem como objectivo analisar o grau de aprendizagem em auscultação pulmonar utilizando a simulação médica, em estudantes do 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em 2016.
MÉTODOS: Realizou-se um ensaio clínico controlado de intervenção educacional com 102 estudantes, divididos em dois grupos: 46 Grupo - A (Controlo) e 56 Grupo - B (Casos). Ambos os grupos foram submetidos a um pré-teste em simuladores no primeiro momento, seguido de formação, o grupo A pelo método tradicional e o grupo B submetido ao treino com os simuladores de auscultação pulmonar. No segundo momento foram avaliados em pacientes reais. O resultado esperado foi a proporção de estudantes que identifica correctamente os sons pulmonares.
RESULTADOS: Ambos os grupos eram similares nas características básicas gerais. Quanto a identificação dos sons pulmonares entre os dois grupos, apenas na identificação de fervores subcrepitantes houve diferenças estatisticamente significante (p<0.001). Após as sessões de formação, os dois grupos foram submetidos a nova avaliação em pacientes reais. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas na identificação correcta do murmúrio vesicular, fervores crepitantes, sopro cavernoso e atrito pleural (p<0.001) melhor para o grupo B. Na avaliação global do desempenho dos estudantes verificamos uma muito melhor resposta dos estudantes submetidos a formação com simuladores quando comparada com a dos estudantes formados no modelo tradicional (p<0.001).

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Publicado

15-04-2017

Como Citar

Pedro, M., Lutucuta, S., Napato, A., Santos, M., Martins, J. L., Catumbela, E., & Monteiro, M. F. D. (2017). ENSINO MÉDICO BASEADO EM SIMULAÇÃO: A eficácia da aprendizagem da auscultação pulmonar por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. Revista Científica Da Clínica Sagrada Esperança, (NÚMERO 6. ANO 9. OUTUBRO 2017), 26–34. Obtido de https://revistacientificacse.ao/index.php/revista/article/view/136

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