ENSINO MÉDICO BASEADO EM SIMULAÇÃO: A eficácia da aprendizagem da auscultação pulmonar por estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto
DOI:
https://doi.org/10.70360/rccse..v.136Palavras-chave:
Simulação médica, ensino tradicional, pacientes reaisResumo
INTRODUÇÃO: A Simulação Médica é o método de ensino em que o contacto entre estudantes e pacientes reais é substituído por modelos de simuladores artificiais ou pacientes actores. Este estudo tem como objectivo analisar o grau de aprendizagem em auscultação pulmonar utilizando a simulação médica, em estudantes do 3º ano da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, em 2016.
MÉTODOS: Realizou-se um ensaio clínico controlado de intervenção educacional com 102 estudantes, divididos em dois grupos: 46 Grupo - A (Controlo) e 56 Grupo - B (Casos). Ambos os grupos foram submetidos a um pré-teste em simuladores no primeiro momento, seguido de formação, o grupo A pelo método tradicional e o grupo B submetido ao treino com os simuladores de auscultação pulmonar. No segundo momento foram avaliados em pacientes reais. O resultado esperado foi a proporção de estudantes que identifica correctamente os sons pulmonares.
RESULTADOS: Ambos os grupos eram similares nas características básicas gerais. Quanto a identificação dos sons pulmonares entre os dois grupos, apenas na identificação de fervores subcrepitantes houve diferenças estatisticamente significante (p<0.001). Após as sessões de formação, os dois grupos foram submetidos a nova avaliação em pacientes reais. Foram identificadas diferenças estatisticamente significativas na identificação correcta do murmúrio vesicular, fervores crepitantes, sopro cavernoso e atrito pleural (p<0.001) melhor para o grupo B. Na avaliação global do desempenho dos estudantes verificamos uma muito melhor resposta dos estudantes submetidos a formação com simuladores quando comparada com a dos estudantes formados no modelo tradicional (p<0.001).
Referências
(1) Couto TB. Simulação realística no ensino de emergências pediátricas na graduação [Internet] [text]. Universidade de São Paulo; 2014 [citado 11 de Maio de 2017]. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-09012015-162708/
(2) Iglesias AG, Pazin-Filho A. Emprego de simulações no ensino e na avaliação. Med Ribeirao Preto Online. 8 de Junho de 2015;48(3):233–40.
(3) Al-Elq AH. Simulation-based medical teaching and learning. J Fam Community Med. 2010;17(1):35–40.
(4) Amaral JMV. Simulação e ensino-aprendizagem em Pediatria. Ia Parte: Tópicos essenciais. Acta Pediátrica Port. 2010;41(1):44–50.
(5) Reid JA. Understanding Medical Education: Evidence, Theory and Practice, 1st edn. J Public Health. 1 de Março de 2011;33(1):141–2.
(6) Pereira CML. A simulação como metodologia de aquisição de competências na formação médica prégraduada. [Porto]: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto; 2011.
(7) Butter J, McGaghie WC, Cohen ER, Kaye M, Wayne DB. Simulation-based mastery learning improves cardiac auscultation skills in medical students. J Gen Intern Med. Agosto de 2010;25(8):780–5.
(8) Tuzer H, Dinc L, Elcin M. The effects of using high-fidelity simulators and standardized patients on the thorax, lung, and cardiac examination skills of undergraduate nursing students. Nurse Educ Today. Outubro de 2016;45:120–5.
(9) Camosso P. Ensino baseado em simulação médica: Aprendizagem em estudantes de medicina. [Luanda]: Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto; 2015.
(10) Banaszek D, You D, Chang J, Pickell M, Hesse D, Hopman WM, et al. Virtual Reality Compared with Bench-top Simulation in the Acquisition of Arthroscopic Skill: A Randomized Controlled Trial. J Bone Jt Surg [Internet]. 5 de Abril de 2017 [citado 14 de Junho de 2017];99(7). Disponível em: https://insights. ovid.com/crossref?an=00004623-201704050-00013
(11) Prakash S, Bihari S, Need P, Sprick C, Schuwirth L. Immersive high fidelity simulation of critically ill patients to study cognitive errors: a pilot study. BMC Med Educ. 2017;17:36.
(12) Piette A, Muchirahondo F, Mangezi W, Iversen A, Cowan F, Dube M, et al. ‘Simulation-based learning in psychiatry for undergraduates at the University of Zimbabwe medical school’. BMC Med Educ. 2015;15:23.
(13) Arslan M, Altun S, Başal G, Dede K. Simulation Training for Nursing Students for Lung and Cardiac Auscultation. 11 de Agosto de 2016 [citado 11 de Maio de 2017]; Disponível em: http://www.nursinglibrary.org/vhl/handle/10755/618317
(14) Arimura Y, Komatsu H, Yanagi S, Matsumoto N, Okayama A, Hayashi K, et al. [Educational usefulness of lung auscultation training with an auscultation simulator]. Nihon Kokyuki Gakkai Zasshi. Junho de 2011;49(6):413–8
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista Científica da Clínica Sagrada Esperança
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.