Unidades de Saúde: Empresas como quaisquer outras?

Health units: Companies like any other?

Autores

  • Jorge B. Malheiro

Resumo

Qualquer unidade produtiva que aspire a uma gestão acertada e coerente (e as unidades de saúde não são excepção à regra) deve preparar e rever com regularidade cinco planos de gestão:

Plano de Investigação e Desenvolvimento
Plano de Produção
Plano de Marketing
Plano Financeiro
Plano Administrativo

O objectivo do plano de marketing, ponto central deste diagrama, é fixar o futuro comercial da empresa, optimizando a utilização das suas possibilidades e recursos a fim de obter melhores resultados. Estes resultados podem não ser necessariamente financeiros: podem traduzir-se em eficiência, volume de acções, ou, como no caso de organizações sem fins lucrativos, num
maior número de indivíduos assistidos. Como elemento determinante da política da empresa, e porque é ele que vai condicionar a construção dos restantes, o Plano de Marketing deve ser estabelecido em primeiro lugar, sendo os restantes elaborados a partir dos dados por ele determinados.

Referências

(1) Kotler P. Marketing – Edição compacta. São Paulo: Editora Atlas S.A. 1996

(2) Thuillier P. Do Estudo de Mercado ao Plano de Marketing. Mem Martins: Edições CETOP, 1990

(3) Fessard JL. O Tempo dos Serviços aos Clientes. Mem Martins: Edições CETOP, 1995

(4) Hopson B, Scally M. 12 Etapas para o Sucesso (através do Serviço). Mem Martins: ZENITE – Edições de Gestão Lda, 1993

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

Malheiro, J. B. (2009). Unidades de Saúde: Empresas como quaisquer outras? Health units: Companies like any other?. Revista Científica Da Clínica Sagrada Esperança, (NÚMERO 3. ANO 3. DEZEMBRO 2009), 7–10. Obtido de https://revistacientificacse.ao/index.php/revista/article/view/95